Sustentabilidade Digital
PRORADIS

Sustentabilidade Digital para Clínicas

A transformação digital em clínicas radiológicas

Você sabe o que significa Sustentabilidade Digital?

      Antes de explicar o significado de Sustentabilidade Digital, criarei um contexto sobre o cenário que a está inserida. Atualmente vivemos um período de revolução digital, ou melhor dizendo, tempos de disrupções. Os métodos e procedimentos anteriormente empregados, estão mudando, se desenvolvendo de forma desmedida atingindo todos os aspectos de nossa existência. Estamos praticamente, todos os instantes de nossas vidas, conectados. Se vamos ler, assistir um filme, pesquisar informações, marcar exames, enfim… Estaremos online em todas estas situações. E é através da conexão, que a nossa sociedade evolui.

     Hoje, já não conseguimos viver fora do ecossistema digital, ou nos imaginarmos sem ele. Mas pensando em sua taxa evolutiva, e suas possibilidades de crescimento, ainda se mostra incipiente. Fato este, ratificado pelas discussões relativas a legislação digital, impactos éticos, e a sustentabilidade digital, ainda estarem começando. Mas e aí, o quê é Sustentabilidade Digital?

O que significa Sustentabilidade Digital?

     De todos os aspectos vinculados a revolução digital, escolhi um que possui relação ao nosso modelo de negócio, a radiologia digital. A palavra sustentabilidade significa um conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Mas como é isso relacionado ao digital?

     Sustentabilidade digital compactua desta mesma definição, a lexicógrafa, porém, voltada para a tecnologia, como ela impacta o nosso meio ambiente. No presente momento em que escrevo este artigo, existe um servidor ligado ao meu computador, responsável pelo armazenamento de uma quantidade gigantesca de dados. O que torna isto possível, se chama eletricidade, oriunda de fontes de combustíveis orgânicos, como o carvão e o gás natural. E isso, gera inúmeras complicações para o meio ambiente em que vivemos.

     Um artigo do jornal inglês “The Guadian”, explica bem isto, exibindo o comprometimento do jornal com a sustentabilidade. Mas fica o questionamento, como o digital pode ser sustentável?

Como podemos ser mais sustentáveis?

     De acordo com o estudo realizado pelo Greenpeace, “estima-se que demanda energética do setor de TI consuma aproximadamente 7% da eletricidade global”. Isto é equivalente ao mesmo gasto elétrico da industria aeronáutica. Ou seja, é muita coisa. E então, como conseguiremos diminuir o nosso consumo energético, e emitir menos poluição? A resposta para esta pergunta, é a utilização de energias renováveis, por conta de serem inesgotáveis, e a preocupação com os gastos desnecessários. Mas o nosso verdadeiro foco é, como tornar a tecnologia, sustentável para sua clínica. Como o case onde a GE, ajuda o Christchurch Hospital ser mais sustentável através da tecnologia.

Sustentabilidade Digital para Clínicas

     A utilização da tecnologia em clínicas de radiologia, claramente acarreta em custos, de equipamentos e infraestrutura. Porém, a longo prazo, um gestor conseguirá poupar gastos desnecessários. Um exemplo disto, é a realidade de clínicas que ainda não partiram para o mundo digital. A quantidade de exames impressos, e o grande acumulo de prontuários de pacientes em locais de armazenamentos de arquivos. Isso gera grandes complicações para a gestão, e também para o meio ambiente. Em termos de organização, praticidade, desperdício, acúmulos, ineficiência, descarte, deterioração, entre outros processos que impactam negativamente a clínica. Ou seja, você pode tornar sua clínica radiologia mais sustentável apenas utilizando a tecnologia.

     Bom… a sustentabilidade digital acabou, leiam outros artigos do nosso blog, e deixem seus comentários abaixo para que sejam respondidos, grande abraço!

Digitalize sua Clínica de forma Sustentável

Sistema de gestão exclusivo para gestores de clínicas radiológicas que prezam pela eficiência e a sofisticação. Utilize a tecnologia ao seu favor e digitalize os seus processos clínicos! Procura evoluir o seu negócio de forma planejada, organizada e sustentável?  Clique na imagem ao lado e descubra do que o SmartRIS é capaz de fazer por você! 

Arthur Grimaldi

Arthur Grimaldi

Copywriter - Redator

Leia também...

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email