telerradiologia
PRORADIS

O que você ainda não sabe sobre Telerradiologia

O desenrolar da telerradiologia no Brasil

   A telerradiologia atualmente ainda é uma especialidade recém chegada ao mercado brasileiro. Ela teve inicio por volta dos anos 90, porém, exercida de maneira tímida, e completamente ausente de profissionalização.

   Sua evolução decorre das automatizações de gestão na área da saúde e a proeminência das tecnologias digitais. Devido a esta transformação no mercado, o estopim do crescimento da telerradiologia ocorre nos anos 2000, tendo as primeiras empresas destinadas a este serviço sendo fundadas em meados de 2010.

   Atualmente em virtude das dimensões continentais que possui o nosso país, os serviços de telerradiologia se intensificaram em grande escala. Hoje é possível afirmar que com o advento deste serviço, a saúde especializada pode impactar dezenas de regiões remotas em território nacional. Sua consolidação se deve a possibilidade de integrações de conectividade e assistência médica e odontológica à distância. Além dos benefícios que se obtém para os pacientes e gestores de centros de diagnósticos por imagem, como redução de custos e burocracia, mais agilidade nos processos, aumento na produtividade…

   E desta forma que inico este artigo, com este cenário de relevância da telerradiologia no Brasil e como ela está rompendo barreiras geográficas, vamos ao texto!

Os detalhes da telerradiologia

   Não existe a possibilidade de falar sobre telerradiologia e não mencionar a telemedicina. A telerradiologia é um desdobramento dela, uma especialidade inerente a telemedicina. Então explicarei as duas separadamente para uma melhor compreensão sobre o conteúdo abordado. E também, por desencargo de consciência, ao retratar o assunto de maneira mais teórica, caso alguns leitores não estejam familiarizados com o tema.

Telemedicina

   De acordo com o CFM – Conselho Federal de Medicina, o órgão estabelece que a “telemedicina é o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde, podendo ser realizada em tempo real (síncrona), ou off-line (assíncrona). Já a teleconsulta é a consulta médica remota, mediada por tecnologias, com médico e paciente localizados em diferentes espaços geográficos.”

   E caso queira se inteirar mais afundo, aqui se encontra a RESOLUÇÃO CFM nº 2.227/2018.

Telerradiologia

   Também de acordo com o CFM – Conselho Federal de Medicina, a telerradiologia “é a prática de transmissão de imagens radiológicas de pacientes entre diferentes locais para a produção de um relatório médico, uma segunda opinião de especialista ou uma revisão clínico-radiológica.”

   O conselho também explica três aspectos importantes da resolução sobre telerradiologia, o primeiro deles é que “o CFM define os especialistas responsáveis pela transmissão de exames e pelos relatórios emitidos a distância. Em ambos os casos, a responsabilidade será assumida obrigatoriamente por médico especialista em radiologia e diagnóstico por imagem (com esta especialidade registrada no CRM). Ou seja, o médico local é o responsável pelo exame que vai ser encaminhado, e que também deverá ser titulado. Ainda de acordo com a norma, médicos com certificado de área de atuação em mamografia só poderão assumir a responsabilidade pela transmissão de exames e emitir relatórios na respectiva área, excluindo sua atuação nas outras cinco áreas abrangidas pela telerradiologia (radiologia geral e especializada, tomografia geral e especializada, ressonância magnética, densitometria óssea, e medicina nuclear. Exigência similar é aplicada àqueles certificados em densitometria óssea.”

   O segundo ponto a ser destacado é que “está proibido o uso da telerradiologia para exames ultrassonográficos e procedimentos intervencionistas (por exemplo, punções sob controle de imagem, introdução de agulhas para biópsias ou administração de fármacos e etc). Estes procedimentos devem ser feitos necessariamente por um médico local. Em caso de radiologia geral não contrastada, inclusive mamografia, e, em caso de emergência, quando não existir médico especialista no estabelecimento de saúde, o médico responsável pelo paciente poderá solicitar ao médico especialista o devido suporte diagnóstico a distância.”

   Outro ponto a ser destacado é que “a telerradiologia só pode ser feita por empresas dentro do país, no caso de pessoa jurídica ou, no caso de pessoa física, deve ser médico com registro no Brasil.”

   Para se aprofundar mais no assunto aqui se encontra a RESOLUÇÃO CFM Nº 2.107/2014.

O profissional de telerradiologia

   Se adequa a uma esfera seleta de profissionais da saúde. É de notoriedade todos os obstáculos que influenciam no ofício dos radiologistas, e dos seus grupos, que são os alvos. Assim, o target em sua maioria são os profissionais que não possuem tecnologia suficiente para efetuar os serviços de maneira profissionalizada. São eles, os radiologistas que estão em busca de formar os seus próprios grupos, de mesma maneira, os pequenos e os já estruturados grupos de radiologistas.

A realidade da telerradiologia

   Os profissionais radiologistas e os seus grupos apresentam uma vasta gama de problemas para operacionalizar as suas produções de laudos à ser entregues aos seus clientes. Devido aos numerosos tipos de acessos a diferentes sistemas de maneiras distintas, e assim, complicando totalmente o andamento dos procedimentos.

   Além de, não obterem um sistema de qualidade para uma gestão financeira adequada. De mesmo modo, também não possuirem a tecnologia necessária para firmarem os seus acordos de SLA’s.

  Que em tópicos se traduzem por:

  • Acessarem diferentes sistemas para baixarem exames para laudar
  • Não possuírem processos que maximizam a capacidade produtiva
  • Possuírem dificuldades comerciais para atrair pequenos clientes
  • Perderem os seus prazos por conta da falta de padronização

A solução mais viável do setor

   Através de análises, constatamos como se comportava este mercado, então, ponderamos em introduzir um produto diferenciado, que temos a convicção de ser bastante promissor, e possuir demasiadas possibilidades de desenvolvimentos futuros. Portanto, idealizamos a plataforma telerradiologia.co, sofisticada, tecnológica e inovadora.

   Esta plataforma foi criada para que os grupos de telerradiologia consigam gerenciar seus fluxos de trabalho de forma organizada e dinâmica, em um único ambiente. Onde os usuários da plataforma, sendo eles os administradores ou os profissionais radiologistas, recebem todas as solicitações de serviços, dos outros usuários, clínicas ou hospitais cadastrados, dentro dos seus respectivos sistemas customizados. Ao receberem estas solicitações, elas são categorizadas de acordo com as suas especificidades, exibindo prazos e alertas para realização destas tarefas, sejam dos novos serviços que entram no sistema, ou os que já foram finalizados.

   Tudo isso acontece em um ambiente totalmente intuitivo para realização de laudos e de serviços, onde são importados os diagnósticos por imagens em alta definição para as suas conclusões, que posteriormente, são enviados para os cliente dos grupos que solicitaram os serviços. Além de nossa plataforma disponibilizar a realização de serviços remotos, através do nosso inovador recurso, o App. Mas vamos a mais características da plataforma.

Solução White Label

   Uma experiência de gerenciamento digital absoluta, unindo eficiência, sofisticação e comodidade em apenas um único ecossistema. Estamos ultrapassando o modelo antiquado de se exercer a telerradiologia, através da nossa tecnologia inovadora. Um dos pilares que constitui este produto, é a plataforma única, que apresenta um ambiente completamente white label, podendo ser 100% personalizado de acordo com as especificações dadas pelos grupos de telerradiologia, que conecta qualquer clínica diretamente aos grupos através de uma única plataforma. Onde se pode:

  • Personalizar a plataforma de acordo com a identidade visual de sua empresa de serviço diagnóstico
  • Cadastrar os serviços prestados, a especialidade do radiologista, e seus próprios modelos e atalhos do laudo
  • Customizar a sua área de login, onde todos os cabeçalhos dos seus laudos obtém um campo de impressão personalizado
  • Determinar o tempo de entrega do serviço, e o valor cobrado dos laudos realizados para cada radiologista

Plataforma App

   Esta é a nossa solução remota, a experiência app. A plataforma do aplicativo é personalizada de acordo com todas as especificações dos grupos de radiologistas, incluindo o ecossistema do aplicativo, onde a sua conexão com os seus prestadores de serviço, é realizada através de um smartphone. Para os profissionais radiologistas que possuem pouco tempo para se estabilizarem em locais fixos. E que podem:

  • Possibilitar que os usuários, os radiologistas e as clínicas, se comuniquem efetivamente através do smart chat
  • Evitar os processos burocráticos de compartilhamento, enviando os PEP através de fotos para seus radiologistas visualizarem
  • Avisar instantaneamente os radiologistas sobre os exames a ser laudados por meio de notificações imediatas
  • Disponibilizar um ambiente digital remoto, atendendo todas as solicitações de serviços na palma da sua mão

Gestão Completa

   Através de uma organização dinâmica, onde de dentro do seu sistema os serviços são categorizados de acordo com as suas especificidades, obtendo prazos para sua realização, podendo ser acompanhados de forma integral e efetiva pelos próprios profissionais radiologistas que forem laudar os exames. Assim como, as emissões e os recebimentos de alertas para os novos serviços, os serviços em atraso, e os serviços que estão finalizados, diretamente em seus sistema, ou através de nossa solução remota. Monitorando seu grupo de forma holística, podendo:

  • Monitorar a performance do seu grupo e de cada profissional, observando os laudos emitidos, SLA’s e retificações
  • Acompanhar a quantidade de usuários cadastrados na plataforma, sejam eles de seu grupo ou seus clientes
  • Comunicar-se com cada cliente e com os profissionais do seu grupo através de um chat exclusivo
  • Observar o crescimento do seu grupo com apenas um clique, obtendo todas as informações da plataforma em um único lugar
  • Possibilitar que os usuários, os radiologistas e as clínicas, se comuniquem efetivamente através do smart chat
  • Evitar os processos burocráticos de compartilhamento, enviando os PEP através de fotos para seus radiologistas visualizarem
  • Avisar instantaneamente os radiologistas sobre os exames a ser laudados por meio de notificações imediatas
  • Disponibilizar um ambiente digital remoto, atendendo todas as solicitações de serviços na palma da sua mão

Recebimento de Demanda

   Você pode organizar o workflow do seu grupo de telerradiologia de forma rápida e fácil. Otimizando o tempo do seu grupo e aumentando a produtividade dos seus radiologistas, escolhendo qualitativamente um determinado profissional para realizar os laudos. E desta forma, a plataforma te permite:

  • Analisar as solicitações de laudos por três categorias, serviço e procedimento, status, e por data de solicitação
  • Filtrar as informações para o acesso mais rápido ao exame, busque por radiologista, cliente, especialidade e modalidade
  • Delegar as realizações de laudos para radiologistas específicos, reservando exames de acordo com determinado profissional
  • Facilitar o entendimento dos casos, o radiologista consegue acrescentar informações de achados críticos aos laudos

Análise de Exames

   Todas as atividades realizadas na plataforma são registradas em um ambiente 100% exclusivo para cada grupo. Contendo informações de forma dinâmica e organizada, em tempo real e por período indeterminado. Consistindo em:

  • Visualizar os exames por meio de um dos quatro tipos de Viewer  o Radiant, Osirix, Horos, Viewer PRORADIS, ou download DICOM
  • Verificar o prontuário, análises críticas, imagens e informações de cada paciente antes de realizar os seus laudos
  • Observar os raio-X de seus pacientes de forma ágil, abrindo apenas uma tela de miniatura do exames realizado
  • Realizar os seus laudos obtendo todas as informações dos pacientes anteriormente  a sua elaboração

Elaboração de Laudos

   Agora o sistema de gestão, onde os usuários podem gerenciar os seus workflows de maneira efetiva, acabando com as suas dificuldades em operacionalizar a produção dos laudos, e pondo fim nas adversidades de comunicação com os seus clientes, acessando apenas o sistema utilizado por ambos. Assim, todas as atividades que forem concretizadas dentro da plataforma, serão registradas em um ambiente exclusivo para cada grupo. De forma que se pode:

  • Laudar apenas com a sua voz, gravando áudios para transcrever os diagnósticos de exames instantaneamente
  • Gravar áudios e os armazenar para posteriormente qualquer radiologista do seu grupo transcrevê-lo
  • Agilizar a sua análise utilizando a Inteligência Artificial para realizar os seus laudos de diagnósticos por imagem
  • Finalizar seu laudo, se algo errado acontecer, solicite uma revisão, reconvocando o paciente ou adicionando uma pendência

Gerenciamento de Relatórios

   A plataforma permite com que todos os laudadores e as clínicas, acompanhem a performance e o desempenho de cada profissional radiologista de maneira interativa, e de acordo com seus resultados. Além de ter controle de relatórios de performance de toda a plataforma, permitindo:

  • Monitorar o valor consolidado de pagamento mensal aos seus clientes e o valor pago aos radiologistas do seu grupo
  • Acompanhar o consumo de dados trafegados (gbs) de acordo com cada modalidade e especialidade
  • Utilizar o log de acesso para auditar a plataforma, sabendo os registros de acesso, e por qual dispositivo foi acessada
  • Controlar os exames executados por cada radiologista do seu grupo e analisar sua produtividade individual
  • Visualizar as faturas e as estatísticas em repasses gráficos para facilitar a sua experiência digital
  • Organizar as suas finanças sabendo exatamente qual clínica te pagou, e qual os valores dos serviços executados
  • Observar os exames realizados, como a data, o radiologista, a modalidade, o procedimento, o paciente, e os valores dos serviços

Help Center - Suporte

   Nós possuímos um serviço específico de Help Center, que é especializado em resolução de problemas de telerradiologia, e garantimos o melhor atendimento do mercado. Temos uma gama de profissionais altamente capacitados, que cumprem os menores prazos de resposta, e o melhor índice de satisfação de nossos clientes. Durante a sua completa jornada na telerradiologia.co, você pode ficar tranquilo com a eficiência dos nossos serviços:

  • Suporte dedicado para os casos corriqueiros do cotidiano até os mais complexos, por telefone ou pela web
  • Suporte para plantão, durante 24 horas os nossos profissionais podem resolver problemas durante o serviço

Atuação do usuários

   Existem três tipos de usuários dentro do nosso sistema. O primeiro usuário é intitulado como Administrador, que possui controle completo da plataforma, gerenciando e observando a gestão financeira, todos os exames para laudar que entram na plataforma e suas respectivas clínicas ou hospitais, e as métricas dos radiologistas de dentro da plataforma, como prazos, performances e os desempenhos recorrentes dos serviços.

   O segundo usuário, os Radiologistas, que possuem os acessos aos exames para laudar, e possuem a disponibilidade de importar as imagens.

   E por fim, o último usuário, que são os Clientes, clínicas ou hospitais, que solicitam e categorizam os exames conforme suas especificidades para realizar o laudo dentro da própria plataforma, e posteriormente as suas finalizações. Eles obtém os seus laudos entrando no sistema do grupo de telerradiologia, ou através de um sistema integrado entre o grupo e o cliente, que é incorporado à plataforma.

   Espero que tenham gostado da leitura, até a próxima!

Arthur Grimaldi

Arthur Grimaldi

Copywriter

Entenda mais sobre...

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email