Gestão clínica

A atualidade molda sua existência de acordo com a evolução tecnológica vigente, os equipamentos mudam, os serviços se atualizam e consequentemente os percalços são enfrentados de modo similar.

Assim como bactérias e vírus estão em constante mutação, os medicamentos acompanham sua evolução para que sempre sejam eficazes em seu tratamento.

A existência contemporânea está relativamente ligada a resolução de problemas de maneira eficiente, rápida, e preferencialmente com baixo custo, não é verdade!?

Mas, e quando tratamos de mercado, negócios, o propriamente dito “business”, como você lida com esta situação?

Especificamente citarei os sistemas para a gestão de clínicas radiológicas, agendas, atendimento, os problemas encontrados na sua administração… 

Por exemplo, ao se tratar de uma clínica radiológica, a existência de problemas é notória.

Começando pelo serviço prestado ao cliente, como os agendamentos de exames que são comumente marcados de acordo com o horário solicitado pelo cliente de sua clínica. E que devem estar em conformidade com a disponibilidade do profissional que realizará a consulta, a disponibilidade de um local para realização do exame, dos equipamentos que serão utilizados, e tudo isso orquestrado de forma com que a agenda de exames seja preenchida com êxito.

E quando o paciente não comparece ao exame e não avisa, o famoso e complicado “no-show”, recorrente em grande parte das clínicas.

Outro caso, quando o agendamento é realizado de forma correta, porém, coincide com dois clientes aparecerem no mesmo horário devido algum deles ter se atrasado. Ou até mesmo o convênio que não aprovou o exame, a famosa glosa…

São sutis adversidades que culminam em uma enorme confusão para você. O gestor de uma clínica deve ter em mente que o canal de atendimento ao cliente deve funcionar de maneira eficiente, afinal, é assim que seu trabalho é remunerado.

Algumas clínicas ainda possuem serviços e processos internos e externos deficitários, principalmente caso estejam sem adequação à realidade dos clientes.

Problemas com agenda de atendimento muitas vezes são recorrentes, os contratempos de compartilhamento de exames também, devido a não integração ao modelo digital dos procedimentos empregados, ocasionando assim as dificuldades de padronização e fluxo de processos, nos quais auxiliam a diminuir a qualidade do serviço prestado.

Devido a exigência do mercado em automatizar e otimizar os processos, um jargão vem sido cada vez mais utilizado em grandes hospitais, laboratórios e clínicas.

A “interoperabilidade”, que consiste no trabalho em conjunto, possibilitando a interação entre pessoas, sistemas de operação ou organizações, buscando uma troca de informações mais eficiente e produtiva, minuciando o WhatsApp por exemplo, o maior aplicativo de mensagens do mundo, utilizado por diversas clínicas para realizar a comunicação com o paciente, ou com os médicos solicitantes.

Este fato já começou a ser analisado devido a recorrência e notoriedade da utilização por órgãos competentes como CFM e CBR, como se observa neste artigo.

O uso desta ferramenta tem como propósito facilitar a sua comunicação e otimizar seu tempo, consequentemente amparando sua gestão, porém, se não usá-lo da maneira correta pode acabar dando um tiro no pé! 

No momento em que você profissionaliza o uso deste aplicativo como um recurso integrado ao seu sistema, a conversa já muda…

Quando você unifica a comunicação de sua clínica obtendo uma rede interna e externa de conversa, você agiliza o atendimento, envia links de confirmação de exames e configurara respostas automáticas, desta forma a sua gestão será sinônimo de competência.

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