A tecnologia está em alta em diversos campos de trabalho e estudo, proporcionando, a cada ano, mais e mais facilidades para o nosso cotidiano. Não poderia ser diferente com o âmbito da medicina, por isso, hoje vamos falar sobre as tendências para esta área em 2023.
- Metaverso
Muito se falou desse assunto em 2022 mas, afinal, o que é o Metaverso? Basicamente, seu conceito principal gira em torno de replicar espaços físicos em ambientes virtuais com a ajuda da realidade virtual aumentada.
No campo da saúde, o Metaverso pode ser utilizado de diversas formas, entre elas o estudo de anatomia e a prática de cirurgias por meio da criação de réplicas virtuais dos pacientes, para que casos específicos possam ser estudados e/ou discutidos. Além disso, será possível criar simulações e treinamentos para profissionais, sejam eles médicos, técnicos ou emergencistas.
- Internet 5G
Essa tecnologia já existe há algum tempo em outros países, mas só chegou ao Brasil em junho deste ano. Segundo o site do Governo Federal, apenas 15 cidades possuem estações em operação, entretanto a tendência é que esse número aumente nos próximos meses. O principal benefício é o ganho em velocidade: o 5G pode ser até 20 vezes mais rápido que o 4G.
Para a área da saúde, essa melhoria na qualidade da internet pode significar o fortalecimento de recursos já existentes, que se tornarão ainda mais otimizados para a rotina de trabalho dos centros médicos e, concomitantemente, para o dia a dia dos pacientes.
- Internet das coisas (IoT – Internet of things)
Esse conceito refere-se à capacidade dos dispositivos estarem integrados por meio da internet. Basicamente, é o nome dado a qualquer aparelho eletrônico capaz de transmitir informações a outros sistemas através do Wi-fi.
Esta já é uma concepção bem conhecida, principalmente pelos hospitais e clínicas que possuem sistemas digitalizados, e quase sempre vem acompanhada de outro conceito: a interoperabilidade. Juntos, eles possibilitam maior eficiência e rapidez nas demandas internas, além de mais produtividade e maior segurança aos usuários.
Inclusive, já existem sistemas – criados a partir dessas duas definições – que são utilizados diariamente por médicos e técnicos. O prontuário eletrônico do paciente (PEP) e o Sistema de Informação da Saúde (SIS) são dois dos mais conhecidos.
A PRORADIS não só conhece esses sistemas, como desenvolve soluções que podem ser integradas a eles, facilitando ainda mais a rotina de trabalho do seu centro de diagnósticos.
Está mais do que claro que, em 2023, o investimento em digitalização é essencial para potencializar os resultados da sua empresa, não é?
Entre em contato com a PRORADIS e conheça todas as nossas soluções.
(11) 5103-5170
contato@proradis.com.br
proradis.com.br