Experiência dos Pacientes
PRORADIS

Otimização da experiência dos pacientes no agendamento de exames

Tecnologia digital em benefício dos pacientes

   A maioria das ações executadas em hospitais e clínicas radiológicas que visam a otimização dos processos, são realizadas em prol da experiência dos pacientes. Principalmente, quando o foco desta evolução seja no setor de atendimento ao cliente e agendamento de exames. Afinal, seus pacientes são os usuários dos serviços que serão prestados por você, além de que eles asseguram o faturamento da sua empresa.

   Técnicas como o atendimento humanizado, e automação de histórico de pacientes são imprescindíveis atualmente no mercado radiológico. Sobretudo, quando abordamos o tema deste artigo, a “otimização da experiência dos pacientes no agendamento de exames”.

   A organização da sua rotina pode minimizar as atividades manuais, e também diminui a burocracia, por meio da tecnologia digital que hoje respaldam os gestores radiológicos. Oferecer um serviço eficiente que possibilita a conveniência dos pacientes com o agendamento digital, é a tendência do sucesso. Então,  aproveite a sua leitura, pois agora discorrerei sobre este assunto durante todo o artigo…

As funções do digital no agendamento de exames

   São inúmeras as soluções quando se adota o agendamento digital, o que ajuda na experiencia dos seus pacientes. Porém, neste tópico eu ainda irei me aprofundar nas funções de agendamento e não em seus benefícios por enquanto.

   Ao migrar para o digital você facilita os seus processos, evitando o no-show, pelo fato da confirmação antecipada. A minimização de burocracia, em esperas de filas e entregas de documentos para cadastro ou reconhecimento de retorno. A obstrução das linhas telefônicas, decorrentes das altas taxas de ligações realizadas por seus clientes. E a diminuição do tempo de espera de cada paciente, e o congestionamento de caixas de atendimento.

   Quando você permite com que seus pacientes preencham as suas informações de cadastro antecipadamente a sua chegada ao centro de exames, você adianta o seu serviço. Os registros dos seus pacientes já estando no sistema antes dele chegar no local do exame, rende uma produtividade de até 300% maior que sem o processo digital. Você pode programar o sistema para enviar links de confirmação através de mensagens de texto. Assim, desta forma, você impede falhas na comunicação entre o seu centro diagnóstico, e os seus pacientes.

   Detalhe, ao adotar as soluções digitais, todas as funções devem estar integradas entre os equipamentos e os dispositivos de conexão a internet (sistema). Você entenderá mais lendo este artigo que retrata a interoperabilidade em  hospitais e clínicas radiológicas.

   Assim, após citar as funções do agendamento de exames, que otimizam a experiência dos pacientes, vou apresentar os seus benefícios.

Experiência dos Pacientes

Web Check-in

Disponibilize para os seus pacientes e funcionários um ambiente integrado de comunicação, para tornar seus processos mais ágeis, agendando exames de maneira digital.

Experiência dos Pacientes 2

Os benefícios do agendamento de exames

   Muitas das funções citadas acima são referentes as situações rotineiras de um centro de exames radiológicos. Mas existem dois desdobramentos que condizem com os benefícios do agendamento de exames de forma digital. O primeiro são as vantagens que a sua clínica obterá em relação a adesão desta tecnologia. O segundo são os benefícios que seus pacientes obterão ao utilizar os agendamentos digitais, ou como são também conhecidos, agendamentos online.

Centro de exames

   Ao disponibilizar o agendamento digital, ou online, a sua empresa funciona durante 24 horas em 7 dias por semana. Devido ao fato do paciente poder marcar exames na hora e no dia em que se sentir mais confortável, sem que haja a presença física no local de realização do exame ou da necessidade de efetuar uma ligação. Sendo mais rápido e fácil, onde o paciente precisa apenas de um dispositivo eletrônico com acesso à internet.

   Aprimoramento na execução de processos clínicos quanto a uma melhor experiência dos pacientes. Desafogando o call center com ligações cotidianas de agendamento mais simples, e desobstruindo os caixas de atendimento. Você pode ofertar um serviço de agendamento muito mais exclusivo e qualitativo àqueles pacientes que realmente precisam de um procedimento mais complexo.

   A geração de um canal de atendimento exclusivo que potencializa a demanda de exames da sua empresa. Podendo realizar o agendamento pelo computador, pelo celular via app, ou por telefone. Assim, você otimiza seus serviços prestados sem que haja acréscimo de custo para a sua instituição.

   Você desenvolve maior agilidade em processos burocráticos e desgastantes. Por vezes os pacientes que ligam para marcar exames ou se dirigem até o centro de exames tem dificuldades com filas, o que pode gerar o descontentamento e a opção de troca de serviços por outra empresa. Quando os exames são agendados de forma online, estes problemas são solucionados de maneira mais simples e rápida.

   Protejer a sua instituição de ilegibilidade e ruídos na comunicação, oferece a possibilidade do próprio paciente preencher os seus dados. Assim, há uma chance bem menor de erros nos fornecimentos de dados, como nome completo do paciente, número dos documentos, o telefone…

Pacientes

   Com o agendamento online, os pacientes decidem quando lhes é mais conveniente para marcar os seus exames, escolhendo a melhor data e o horário disponível. Sem que haja a necessidade de comparecimento físico ou ligação por parte dos pacientes. Podendo agendar também de qualquer local, utilizando um dispositivo de conexão à internet. Assim, gerando uma maior mobilidade para seus pacientes.

   Quando você disponibiliza uma plataforma online, a experiência dos pacientes melhora em relação a interatividade. Ao acessar o sistema de agendamento, o paciente pode visualizar todos os horários e datas que ainda estão disponíveis para realização dos seus exames, conferindo o poder de escolha exclusiva, e mais liberdade para cada um que se conecta ao seu sistema.

   Uma redução considerável de no-show clínico. Devido aos seus pacientes possuirem a agenda de exames antes de escolherem a data mais cômoda. E também, ligado ao fato de todos os pacientes serem avisados sobre seus agendamentos de exames através de links de confirmação, por meio de mensagens de texto (nós da PRORADIS, empresa de software radiológico, já possuímos integração via whatsapp). Assim, impedindo falhas na comunicação entre a sua empresa e o seu paciente.

   Extinção total de dúvidas quanto ao preparo do paciente para a realização dos exames. Todos os paciente ao agendarem os seus exames, recebem as informações de preparativos que devem ocorrer para que não haja qualquer tipo de problema nos procedimentos do exame. Como se há ou não há a necessidade de se fazer o jejum, por exemplo. Tudo isso pelo mesmo canal de comunicação que a sua empresa obter.

   Posteriormente a realização dos exames, os pacientes recebem a notificação de que o seu exame já está laudado, ou seja, pronto. Podendo obter acesso via internet pela plataforma que a sua clínica disponibilizar, ou para retirada. Diminuindo de forma copiosa a necessidade de deslocamento dos seus pacientes, agilizando os seus processos e otimizando o seu tempo.

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