Os segmentos para se otimizar os processos
Logo que começamos a pensar em como otimizar os processos clínicos, devem ser analisados dois pontos de vista.
O primeiro ponto, pertinente a um âmbito mais empresarial, uma visão abrangente de mercado macroambiental, e os fatores externos microambientais.
Citando alguns tópicos deste ponto vista, a tecnologia, os fatores econômicos, a concorrência, fornecedores, e por aí vai…
Já o segundo ponto, engloba os assuntos relativos ao microambiente interno de uma clínica.
De uma maneira generalizada, são os colaboradores, os prestadores de serviço da sua clínica.
E o tema que será abordado neste ponto de vista, é correspondente ao bem-estar destas pessoas.
Uma contextualização rápida
Como descrito na introdução deste artigo, eu discorrerei através de dois segmentos de otimização.
E no decorrer deste texto, não será diferente.
Os citarei, respectivamente como foram abordados.
Retratando o primeiro e o segundo ponto de vista.
Então vamos lá…
O primeiro ponto de vista
Como de notoriedade para os gestores clínicos, as empresas estão se desenvolvendo tecnologicamente, em termos de produtos e serviços.
Toda, e qualquer forma, seja ela custosa ou de baixo custo, que auxilie os gestores a poupar tempo, é bem-vinda.
Os procedimentos clínicos atualmente, em uma clínica de grande porte, são praticamente todos automatizados.
Hoje, ninguém mais marca exames em agendas de mão, encaminham documentos via correios, ou preenchem formulários a mão.
A otimização dos processos, já é uma tendência presente no setor da saúde.
Mas o proprietário de uma clínica, não deve pensar apenas em modernização e progresso digital.
O fator humano, deve estar vinculado em qualquer gestão de saúde.
O segundo ponto de vista
O mundo tecnológico para empresas de saúde é fascinante, porém, o aspecto humano deve ser ressaltado.
Quando se trata da prosperidade da sua clínica, é sabido que o gestor deve habilitar sua equipe de profissionais, de acordo com a demanda exigida pelos clientes.
Colaboradores capacitados para resolver os percalços diários, conhecedores das tecnologias, e equipamentos digitais vigentes, são exigências.
Entretanto, não se pode observar apenas o profissional, como singular, ou grupo.
O ambiente, os procedimentos, e os processos, devem garantir a rotina efetiva de trabalho.
Não é apenas um bom funcionário, que fará milagres, entregando eficiência e máxima produtividade.
Um bom gestor, deve acima de tudo, adequar o ambiente de trabalho, para entregar a excelência para os seus colaboradores exercerem seu trabalho de forma digna e apropriada, para um melhor resultado final.
Como otimizar os processos
Explicados seus segmentos, e sua contextualização com o universo das clínicas, agora posso dissertar sobre o assunto com mais clareza.
Otimizar seus procedimentos clínicos, não é uma tarefa fácil, pelo contrário, despende bastante trabalho, e um grande custo para isso.
Além de, necessitar possuir vasto conhecimento sobre as tecnologias e os processos a serem adotados, ou conhecer alguém capacitado.
E, que esteja disposto a ajudá-lo.
Então, leia atentamente as dicas que apresentarei.
1 - O ambiente de trabalho
Referente a adequação dos serviços no ambiente de trabalho, eles devem estar de acordo com as normas e regulamentações exigidas.
Seguir as condições deliberadas pelos órgãos fiscalizadores, devido a especificidade do serviço que sua clínica presta, é impreterível.
Investir para que o ambiente de trabalho seja acolhedor e efetivo, é de suma importância para o êxito de sua empresa.
Organização e asseio, são significativos e determinantes para optarem por trabalharem, e utilizarem os serviços prestados pela sua clínica.
2 - A equipe de profissionais
Toda clínica possui uma força de trabalho humana.
Por mais que conte com a automatização dos processos, alguma pessoas maneja ou configura as máquinas.
Nada mais justo, que cuidar de quem se empenha para o sucesso de sua empresa, não é mesmo?!
Quando o gestor elabora programas para incentivar a atividade física dos colaboradores, ele demonstra atenção para com seus funcionários.
Igualmente, ao realizar projetos que estimulem a alimentação e o modo de vida saudável.
Afinal, profissionais acometidos por alguma enfermidade, obtêm baixa produtividade.
3 - O endomarketing
São o conjunto de atividades voltadas para público interno, ou seja, seus funcionários.
A capacitação da sua equipe, é fundamental para se atingir bom desempenho.
Treinamentos, e cursos específicos, para todos os setores da sua clínica, irá maximizar a produtividade da sua empresa.
Uma equipe eficiente é o principal requisito para o reconhecimento do seu trabalho.
Proporcione atividades como, workshops e congressos relativos ao setor, um funcionário bem informado quanto as inovações de mercado é importante.
4 - O gestor da clínica
Possuindo uma gestão verticalizada, ou horizontalizada, a importância da atualização constante, é uma obrigação.
Um gestor comprometido à práticas antigas de desenvolvimento, com bloqueios à inovação, devem modificar suas atitudes, o mais rápido possível.
Existem tendências de mercado atualmente, e o gestor que não estiver ciente destas questões, obviamente perderá pacientes no futuro.
O conhecimento é a chave que abre portas, quanto mais você o domina, com mais eficiência realizará sua tarefas.
Principalmente, quanto as inovações existentes na área da saúde, onde descobertas e atualizações estão presentes em todo o mundo.
Conhecimento de mercado, tecnologias atuais, o que os pacientes esperam dos profissionais, tratamentos inovadores, tendências futuras, procedimentos utilizados, legislações vigentes…
Toda esta bagagem, aprimora a gestão clínica, que consequentemente resulta em progresso.
5 - A escalabilidade
Existem em algumas clínicas, problemas de escalabilidade de funcionários.
Automatizando sua gestão, você perde menos tempo com planejamento desnecessário, e manutenção de horários.
Acompanhar o horário e as atividades dos seus colaboradores de forma atualizada, o proporciona segurança e controle da sua equipe.
Saber de folgas de última hora, ou ausências inesperadas, antecipadamente, lhe dão mais tempo para agir e resolver os problemas.
Centralizar as escalas, de forma unificada e organizada atribuem valor a sua gestão.
6 - A influência da tecnologia
Investir em tecnologia, é essencial no cenário atual.
A computadorização dos processos, fica mais evidente em clínicas de diagnóstico por imagem, por exemplo.
Através da interoperabilidade, atualmente, você consegue unificar o controle de sua gestão clínica.
Exemplificando o contexto de uma clínica radiológica. A utilização do software smartRIS, integrado ao PACS – Picture Archiving and Communication System, e ao PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente.
Através deste dispositivo integrado, você conseguirá observar e compartilhar exames, laudos e imagens em 3D, fora outros benefícios que otimizarão seus processos de gestão clínica.
7 - A internet e as redes sociais
A divulgação de sua clínica é eficiente?
Você engaja seu público?
Traz para você retorno em receita?
Se, em pelo menos uma destas respostas, resultou em não, você necessita de mudanças estratégicas para as suas redes sociais.
As divulgações tradicionais, como revistas e televisão, já estão defasadas.
Hoje em dia, se quiser estar presente no mercado, você obrigatoriamente deve ter uma rede social, ou um site.
Há uma máxima, que contempla muita verdade, a expressão, se você não está nas redes sociais, você não existe. Agora, com as mídias digitais, tudo ficou muito mais fácil e ágil.
Você divulga informações, disponibiliza uma central para esclarecer dúvidas, se aproxima do seu público-alvo, publica artigos…. entre outros diversos benefícios relativos a praticidade do usuário em encontrá-lo e contactá-lo.
8 - Mobilidade remota
Definitivamente, a tecnologia é preponderante para a otimização dos processos clínicos.
Hoje, gastos com call center, já podem ser descartados, para efetuar soluções mais rentáveis e práticas.
A necessidade do deslocamento para se obter qualquer tipo de exame, já não existe mais.
Tecnologias inovadoras como o app, já estão no mercado.
Elas são capazes de marcar exames, confirmar, observar, compartilhar… tudo isto, de qualquer local onde esteja em qualquer hora, é fantástico para auxiliar na otimização dos processos clínicos.
9 - Comunicação dinâmica
Você possui um ambiente exclusivo para se relacionar com seus clientes?
Por que não simplificar o contato com seus pacientes?!
Quando você proporciona para seus clientes, um ambiente interativo de conversa, você agiliza a burocracia.
Atualmente, os serviços de comunicações entre clínica e pacientes, estão sendo utilizados na maioria das vezes, de forma amadora.
Ao profissionalizar a forma de intercomunicação, você cria valores positivos para sua empresa e para quem usufrui de seus serviços.
É o caso do nosso serviço de app de mensagens, dê uma olhada!
10 - Compartilhamento automatizado
A disponibilização de conteúdo para os seus pacientes, tem por obrigação, ser excelente.
Afinal, se tratam de dados pessoais que contém informações valiosas para os seus clientes.
O compartilhamento deve acontecer de maneira rápida, e prática.
Por exemplo, o IMAGE2DOC, é uma ferramenta de compartilhamento de laudos e exames diagnósticos por imagem.
Ela otimiza o processo de informatização, reduzindo o tempo para os pacientes observarem o resultado de seus exames.
Bom, otimizar os processos é desta forma…
Depois de lidas estas dicas, você já sabe o que se deve fazer para, e como otimizar os processos clínicos.
Logicamente, deve-se realizar um diagnóstico sobre o senso de urgência das mudanças a serem executadas.
Pesquisar sobre, quais as atividades exercidas pelos seus concorrentes já é um bom começo.
Posteriormente a isso, reflita sobre quais as soluções tomar, respectivas aos seu segmento clínico.
Timing é tudo, saiba quando realizar as transformações necessárias para alcançar o sucesso.