prontuário eletrônico do paciente

Contextualizando o prontuário eletrônico do paciente

O Prontuário Eletrônico do Paciente, é apenas uma das tecnologias exponenciais no setor da saúde.

Porém, os benefícios de sua implementação, são de grande valor para as clínicas, laboratórios e hospitais.

Como por exemplo, quando se integra o Prontuário Eletrônico do Paciente – PEP, aos softwares como ERP, o radiológico RIS, entre outros…

As suas vantagens em termos de redução de prazos, são enormes.

É de extrema importância para a gestão administrativa de uma empresa de saúde.

Também pelo fato de se obter os dados cadastrais de cada paciente, em um ambiente virtual de fácil acesso e busca de exames.

Mas vamos prosseguir…

Como era o Prontuário do Paciente

Antigamente, os prontuários dos pacientes não eram eletrônicos, eles eram registrados em papel, e armazenados em grandes salas de arquivos.

Certamente uma prática que ainda existe, entretanto, já se encontra obsoleta.

Por conta de muitas empresas de saúde, não obterem o armazenamento adequado. 

Podendo ocasionar em diversas vezes, a deterioração de arquivos, o extravio dos prontuários, a ilegibilidade das informações feitas à mão, os retrabalhos, a dificuldade de acesso, os problemas com a infraestrutura, e estes são apenas os percalços mais comuns, fora outros que existem por adotar esta técnica de registro antiquada.

Por outro lado, o Prontuário Eletrônico do Paciente, já se diferencia, não possuindo absolutamente nenhum desses problemas.

O que é Prontuário Eletrônico do Paciente

Posteriormente aos tópicos acima, a dedução do significado de Prontuário Eletrônico do Paciente, é bem simples, obviamente.

Partindo do princípio do registro de papel, sua designação é a mesma, porém, de maneira eletrônica, ou melhor, digital.

É o local onde se consulta qualquer registro, de qualquer paciente de que se venha a precisar, de uma maneira totalmente automática.

Através do surgimento, e claro, o aperfeiçoamento da tecnologia, hoje podemos utilizar esta ferramenta de registro clínico, que contém todas as informações respectivas de cada paciente, de maneira a otimizar os procedimentos das empresas de saúde.

Como funciona o Prontuário Eletrônico do Paciente hoje

Atualmente, o Prontuário Eletrônico do Paciente, já passou por grande desenvolvimento, e hoje é integrado a diferentes sistemas e soluções tecnológicas.

Mas a sua completa implementação em organizações de saúde, se deu a partir de 2002, como podem observar na Cartilha sobre Prontuário Eletrônico – A Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico de Saúde, emitida pelo CFM.

Nesta cartilha, se pode observar as orientações e determinações da Resolução CFM Nº 1638/2002, que são obrigatórias para a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente.

Quais as vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente

As vantagens são abundantes no que se trata de Prontuário Eletrônico do Paciente em empresas de saúde.

Vários artifícios condizentes as integrações, o desenvolvimento, a agilidade de processos, a centralização de dados, a otimização de diversos procedimentos… 

Vou fazer melhor, ao invés de citá-los de maneira extensiva, os enumerarei para melhor didática, e uma boa compreensão dos fatos que serão citados.

1 - A facilidade de acesso

O Prontuário Eletrônico do Paciente não deixa de ser uma imensa base de dados, que processam todas as informações referentes ao seu grupo de pacientes, que ficam armazenados durante tempo indeterminado e podem ser acessados a qualquer hora, e remotamente.

Tornando a busca e o acesso ao histórico de cada paciente, mais fácil e ágil.

Obtendo relatórios pregressos de cada cliente, como os procedimentos executados, os exames realizados, os diagnósticos por imagens, as alergias, local de realização, horário, data…

2 - Atendimento dinâmico

Ao obter o banco de dados de seus clientes, ou melhor, o histórico dos seus pacientes já cadastrados, você agiliza o procedimento de checkin.

Afinal, todas as informações do cliente estão a poucos cliques do profissional da recepção, que são facilmente atualizadas e de difícil desaparecimento.

Os exames passam a ser mais modernos, pois o profissional de saúde pode acessá-los de maneira remota.

Gerando o estreitamento na relação com os seus pacientes, que também podem acessá-los com a mesma facilidade, além de poder receber algum tipo de suporte de forma dinâmica.

3 - Ampla usabilidade

O Prontuário Eletrônico do Paciente não é de difícil compreensão para os usuários, pelo contrário.

Os PEP são consideravelmente fáceis de se utilizar.

A maioria deles possui uma interface bem intuitiva, e sem complicações para ensinar os profissionais que a usam.

E não correm riscos de interpretação, seja por falta de legibilidade, ou transcrições de forma manual.

Deixando todos os prontuários padronizados, sem riscos ou eventualidades.

4 - Padronização e personalização

O Prontuário Eletrônico do Paciente te permite configurar campo de acordo com o profissional que realizar o exame, junto com a sua especialidade, fazendo com que o serviço prestado seja mais especializado.

Obtendo todo esta documentação autenticada e comprovada através de uma assinatura digital do especialista que realizou o exame.

Gerando uma experiência mais atrativa tanto para médico quanto para paciente.

5 - Proteção de dados

De acordo com a ética dos profissionais de saúde, o Prontuário Eletrônico do Paciente possui quatro pilares, privacidade, confidencialidade, segurança e integridade.

Tudo isso se baseia no sigilo de informações, existente entre o profissional e paciente e a não modificação de dados, ou seja, a integridade.

Mas e quando isso ocorre em um ambiente digital?

Primeiramente, para proporcionar a segurança de navegação dos seus usuários, você necessita de uma Certificação Digital SSL – Secure Sockets Layer.

Um sistema que através da criptografia, um conjunto de regras, irá codificar uma informação de forma que apenas emissor e receptor saibam decifrá-la.

Elas podem ser identificadas nas URLs, por exemplo, quando aparecer HTTPS, significa que que o servidor atende as especificações do protocolo internacional.

Posteriormente, as recorrentes utilizações de acesso autorizado e backups diários de arquivos o ajudarão a valorar segurança para seu sistema e para os seus pacientes.

Evitando o roubo de dados sigilosos, manipulação de informações entre outros crimes cibernéticos.

Curiosidades sobre a tecnologia entre estabelecimentos de saúde públicos e privados

Para iniciar este tópico, me respaldarei reproduzindo dois trechos da pesquisa TIC SAÚDE 2017 – Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Estabelecimentos de Saúde Brasileiros.

Onde apresentarei alguns dados, em dois temas respectivamente discorridos sobre, a disparidade de infraestrutura tecnológica entre os estabelecimentos de saúde pública e privada, e posteriormente a comparação público, e privada quanto a existência de sistemas eletrônicos nos estabelecimentos de saúde.

INFRAESTRUTURA E GESTÃO DE TIC

“Apesar da grande maioria dos estabelecimentos de saúde contar com computadores (94%) e Internet (87%), os estabelecimentos públicos e, em especial, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ainda são aqueles com maior déficit em termos de infraestrutura TIC: 12% das UBS não dispõem de computadores e 28% não possuem acesso à Internet, o que em termos de estimativas equivale a mais de 10.700 UBS desconectadas. Apenas 32% dos gestores das instituições públicas de saúde concordaram que os equipamentos de TI disponíveis eram novos e atualizados, proporção que chega a 66% entre estabelecimentos privados.”

REGISTRO ELETRÔNICO EM SAÚDE

“Nesta edição, a pesquisa TIC Saúde indica que a existência de sistema eletrônico nos estabelecimentos privados continua sendo significativamente maior (92%) em relação aos públicos (68%). Apesar da existência de sistema eletrônico em 81% do total de estabelecimentos de saúde brasileiros, apenas 21% mantêm em formato eletrônico as informações clínicas e cadastrais nos prontuários dos pacientes.”

Por fim...

Bom, mais um artigo terminado, caso queiram questionar alguma coisa do que foi discorrido, por favor, peço que deixem o seus comentários abaixo, grande abraço!

Inscreva-se em nossa newsletter

Não perca as nossas novidades