A radiologia é uma importante referência de como funciona a integração entre sistemas na área da saúde. Entretanto, para falarmos sobre o assunto, precisamos compreender como os avanços tecnológicos afetam este setor de maneira geral.

Segundo dados da Pesquisa TIC Saúde, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), em 2021, 94% das clínicas e unidades de saúde utilizaram mais aparelhos eletrônicos, como computadores e tablets.

Houve também um avanço no uso de sistemas eletrônicos para registro de dados dos pacientes: nas redes privadas, esse número representou um crescimento de 91% em comparação ao ano anterior. 

Neste contexto, surge não só a necessidade de utilização de sistemas RIS (Sistema de Informação de Radiologia) e PACS (Sistema de Arquivamento e Compartilhamento de Imagens), mas também de integrá-los.

Ambos são utilizados para otimizar a gestão e facilitar a visualização de imagens e laudos, respectivamente. Entretanto, quando operam juntos, eles geram ainda mais benefícios para as instituições. O maior deles, sem dúvidas, é a facilidade de navegação entre os vários ambientes. O radiologista consegue, por exemplo, acessar o cadastro do paciente em uma tela enquanto visualiza as imagens do exame em outra.

Com a ausência dessa integração, o especialista precisará acessar os dois ambientes separadamente, saindo de um para conseguir acesso ao outro. Todo esse tempo perdido acaba refletido no atendimento, que se torna muito mais demorado para todos, inclusive os pacientes.

Além disso, ao utilizar sistemas que não são integrados, problemas como a duplicação de cadastros e a inserção de dados incorretos são comuns. Já na integração, esses erros são reduzidos e o aumento da produtividade é perceptível.

A PRORADIS tem a melhor interoperabilidade entre sistemas

Você sabia que a PRORADIS é a única health tech do país a desenvolver soluções que podem ser integradas a qualquer outro sistema do mercado?

O SmartRIS está habilitado para integrar com soluções de terceiros, como sistemas de recursos humanos, de controle financeiro e contabilidade, estoque e compras, e claro, de armazenamento e compartilhamento de imagens. 

Além disso, seu fluxo de trabalho 100% digital possibilita mais organização, controle e facilidade na execução de processos do dia a dia do seu centro de diagnósticos. Do agendamento de exames até a entrega do laudo, é possível acessá-lo em qualquer dispositivo conectado à internet, proporcionando a acessibilidade das informações de maneira mais rápida.

Já o Image2Doc, nosso sistema PACS, proporciona mais facilidade para que radiologistas, pacientes e solicitantes possam visualizar laudos e imagens. Nele, é possível criar um login e senha e acessar todo o histórico de exames de maneira descomplicada. O armazenamento é feito em nuvem, garantindo a segurança dos dados e acesso rápido através da internet.

Para conhecer estas e outras soluções, entre em contato conosco.

(11) 5103-5170

contato@proradis.com.br

proradis.com.br

Inscreva-se em nossa newsletter

Não perca as nossas novidades